
O Google planeja dominar tanto a busca tradicional quanto os assistentes de IA, oferecendo respostas rápidas e interações conversacionais para atender diferentes necessidades dos usuários.
Google AI está transformando o jeito que buscamos informações. Você já se perguntou se a pesquisa tradicional vai acabar com as novidades em assistentes de IA? A resposta é que as duas devem crescer juntas, pelo menos nos próximos anos.
Google investe em duas frentes da busca: fatos rápidos e interações conversacionais
O Google está investindo em duas frentes para a busca com inteligência artificial: fatos rápidos e interações conversacionais. A primeira usa resumos rápidos e informações diretas para responder perguntas de forma ágil. Já o modo conversacional permite uma experiência mais profunda, quase como um diálogo, para responder dúvidas complexas.
Essas duas formas de busca vão crescer juntas
Segundo líderes do Google DeepMind, este equilíbrio é essencial. Eles acreditam que a informação virá tanto de buscas rápidas quanto de assistentes inteligentes que podem entender contextos e nuances. Então, para SEO, é importante entender essa mudança e adaptar conteúdos que funcionem bem nas duas abordagens.
Com essas inovações, o Google pretende manter sua liderança e atender a diversas necessidades. Essa estratégia mostra que a pesquisa não vai ser substituída, mas aprimorada com inteligência artificial para uma experiência mais completa.

Rogério Silva é jornalista especializado em SEO, tecnologia, marketing digital e business. Com mais de 10 anos de experiência em redação jornalística e foco em conteúdo estratégico, ele integra o time editorial da MPI Solutions, trazendo uma cobertura atualizada e confiável sobre o que realmente importa para quem vive (ou quer entender melhor) o mundo do marketing digital.